Cartilha do Participante Enem 2025 alerta para citações coringa
- Assessoria de Comunicação
- 21 de out.
- 1 min de leitura
Uma das dicas trazidas pela Cartilha do Participante para a Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é ter cautela com o uso do repertório de bolso. Também chamadas de citações coringa, a prática se trata da utilização de referências prontas, memorizadas e genéricas, que descredibilizam o texto e não demonstram domínio de conteúdo. A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, é explorar mais o repertório autoral no texto.
O repertório de bolso pouco aprofunda os assuntos e expõe quem vai fazer a prova ao risco de fugir ao tema proposto.
A proposta da redação do Enem é justamente o inverso: permitir ao participante que demonstre seu conhecimento do mundo, seu entendimento da sociedade e sua capacidade de relacionar fatos culturais, históricos e científicos com o tema. Isso porque um dos aspectos avaliados é a relação entre o conhecimento adquirido pelo estudante e o tema proposto.
E mesmo que o repertório de bolso esteja pertinente ao tema, é importante demonstrar autoria e produtividade intelectual. Fazer citações sem articulação com os argumentos do texto pode comprometer a estrutura geral da redação.
A Cartilha do Participante está disponível no portal do Inep desde o início de outubro. Além de apresentar amostras comentadas de redações do Enem 2024, traz informações sobre a Matriz de Referência da prova.









Comentários