top of page

Como a IA ajudou estudantes a aprenderem inglês através da música

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 5 de set.
  • 2 min de leitura

Em busca de metodologias que acompanhem as necessidades das novas gerações, a escola bilíngue Winsford, em Goiânia (GO), adotou de forma permanente a Singit, plataforma que ensina inglês através da música.


Desde junho, a iniciativa com as turmas do 6º e 7º anos resultou em maior participação dos alunos, reforço no aprendizado e conexão emocional com a língua inglesa.

Hoje, a plataforma é parte consolidada da rotina pedagógica da Winsford e amplia, de forma significativa, as possibilidades de ensino.


Pedagogia finlandesa


A escola adota um modelo pedagógico integrado com os currículos brasileiro e britânico, inspirado nas práticas educacionais da Finlândia. Tanto os professores quanto a equipe gestora da escola recebem formação em pedagogia finlandesa, com o objetivo de estimular a criatividade e o potencial de cada criança.  



Localizada em Goiânia, capital que ocupa o primeiro lugar no IDEB 2024 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a instituição de ensino faz parte de um cenário educacional que vêm colhendo bons resultados a partir de investimentos públicos e privados em reformas de escolas, valorização de docentes, implantação de laboratórios makers e ampliação da rede municipal de ensino. 


“O que mais me chamou a atenção na plataforma foi a combinação entre música e desenvolvimento linguístico de forma estruturada, lúdica e engajadora. A Singit oferece uma proposta alinhada com a abordagem imersiva que nós valorizamos na Winsford”, comentou Luciana Santos Pinheiros, diretora-geral da escola. 



Somado à personalização das aulas e ao controle do conteúdo acessado pelos alunos, a ferramenta oferece relatórios de desempenho individualizado para facilitar o acompanhamento pedagógico e auxiliar em intervenções precisas, quando necessário.  

O uso da Singit ainda contribuiu para os estudantes aprenderem a música que seria apresentada no coral da escola. Sammea Lira, professora de inglês da Winsford, conta que precisava ensinar os alunos a cantarem Somewhere Only We Know, do Keane, em apenas 15 dias. “Foi incrível porque as crianças, além de aprenderem a cantar, fizeram isso com muita rapidez, em apenas três dias”, relata. 



Para documentar essa experiência, a Singit produziu um vídeo que mostra como a plataforma foi implementada no dia a dia da escola. O conteúdo registra momentos em sala de aula, o entusiasmo dos alunos e depoimentos dos professores sobre o impacto do método. “É um aplicativo muito legal que ajuda você a aprender o inglês e deixa a aula mais divertida”, comentou uma das alunas do 7º ano.  



ree

Fontes: CNN


 
 
 

Comentários


bottom of page