Como IA pode ajudar estudantes a se preparar para o Enem
- Assessoria de Comunicação
- 6 de nov.
- 2 min de leitura
Ferramentas de inteligência artificial entraram de vez na rotina de estudantes em cursinhos e professores que os preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e outras avaliações.
Se em um primeiro momento houve mais desconfiança sobre o uso, cursos ouvidos pela reportagem agora dizem que a IA foi incorporada de diversas formas na rotina de suas instituições, seja no apoio ao planejamento de aulas e de estudos, material didático e até elaboração de exercícios.
"No início a gente teve muita repulsa. Mas o avanço da tecnologia não tem mais volta. No futuro, redações poderão ser corrigidas por IA. É importante que os alunos entendam a tecnologia", diz Juliana Tavares, supervisora pedagógica do Descomplica, startup que oferece cursinho para o Enem e cursos à distância de graduação e pós.
Ela lembra que o próprio Ministério da Educação já aderiu à tecnologia: o ministério disponibiliza um aplicativo de estudos para o Enem com correção automatizada de redação e assistente virtual com IA.
Professores relatam que tiveram de trazer o assunto para a sala de aula para evitar que alunos usassem as ferramentas de forma incorreta, que pudesse prejudicar os estudos.
"Não adianta dizer para os alunos não usarem e ficarem só com o que falamos em sala", diz o diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante Campinas, Célio Tasinafo.
"Antes da IA os alunos já recorriam ao Google para encontrar resoluções diferentes daquelas que a gente oferecia."
➡️ A principal dica é que estudantes usem essas ferramentas como um apoio para as tarefas que já faziam antes, não como um substituto do material didático ou das conversas com professores.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 9 e 16 de novembro. Instituído em 1998, o exame é o principal método de ingresso ao ensino superior do Brasil.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, o Programa Universidade Para Todos, o Prouni, e também para obter financiamento estudantil com o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.









Artificial Intelligence (AI) can be a game-changer for students preparing for the ENEM (Brazilian National High School Exam). With personalized learning tools, AI can identify students’ strengths and weaknesses, offering tailored practice tests, instant feedback, and smart study plans. It also helps simulate real exam conditions, improving time management and confidence. Moreover, AI-powered platforms can recommend resources and track progress effectively. Just as embroidery digitizing usa uses technology to transform designs into precise digital embroidery patterns, AI transforms education by making learning smarter, more efficient, and accessible for everyone aiming to achieve success in the ENEM and beyond.