top of page

Enem: cresce o número de participantes 60+

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 5 de nov.
  • 2 min de leitura

Edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, marca um avanço nos direitos educacionais de uma parcela de brasileiros: o total de inscritos confirmados com 60 anos de idade ou mais cresceu 191% em relação à edição de 2022. Nesse período, o número de participantes dessa faixa etária passou de 5.900 para 17.192. Os estados que registraram o maior número de pessoas idosas com inscrição confirmada foram Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).



Entre os candidatos, está a servidora pública Maria Aparecida Aguiar, de 63 anos. Para ela, participar do Enem é uma forma de continuar exercitando o raciocínio. “Eu gosto de manter a mente ativa”, contou. “É uma oportunidade de crescer, de me superar e de correr atrás do sonho de ser médica neurologista.”



Pará – Faltam poucos dias para a aplicação das provas. Os participantes devem verificar o local de prova acessando o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O documento informa o número de inscrição, as datas e os horários das provas, além de indicar se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social, quando for o caso.



Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Nessas cidades, o Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado posteriormente na Página do Participante. As novas datas foram definidas em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA) no período da aplicação regular do exame.


ree

 
 
 

1 comentário


Ricky B Littles.
Ricky B Littles.
05 de nov.

Really interesting article about how the number of participants aged 60 + in the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) has grown significantly. While preparing for an online exam on educational policy, I found myself wondering if I should take my online course with extra support to manage the workload. It’s a solid reminder of how preparation and structure matter, regardless of the topic.

Curtir
bottom of page