top of page

Jornada forma 120 gestores da educação bilíngue de surdos

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 31 de out.
  • 1 min de leitura

Ministério da Educação (MEC) promoveu, nos dias 29 e 30 de outubro, a Jornada de Formação para Gestores da Educação Bilíngue de Surdos. O evento, que foi realizado presencialmente no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília (DF), capacitou 120 gestores públicos e diretores escolares de escolas e turmas bilíngues de surdos. 



“A jornada foi um momento bastante enriquecedor de diálogo e construção coletiva. O encontro permitiu compartilhar informações sobre ações e programas do MEC voltados à consolidação dessa modalidade escolar em todo o país”, disse Patrícia Rezende-Curione, diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC. 



A formação buscou proporcionar um espaço de diálogo formativo e reflexão sobre a realidade de seus atores. Além disso, foram apresentadas as políticas públicas criadas pelo MEC sobre direitos educacionais, linguísticos e culturais dos educandos surdos, com vistas à sua melhoria. Foram discutidos também desafios e concepções, bem como apresentadas orientações voltadas ao apoio dos gestores que atuam com esse público, trazendo subsídios e elementos sobre suas especificidades e seu contexto linguístico e cultural. 



A jornada era uma demanda antiga desses educadores, e sua realização é mais um passo para a garantia de acesso, permanência e êxito escolar dos estudantes surdos. “Esperamos que os participantes retornem às suas redes de ensino com o compromisso de fortalecer e qualificar a educação bilíngue de surdos em suas comunidades escolares”, concluiu a diretora Patrícia. 


ree

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

 
 
 

Comentários


bottom of page