top of page

MEC discute criação de coalizão global pela alfabetização

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 22 de out.
  • 1 min de leitura

Em missão à África do Sul para a Reunião de Ministros do G20, o ministro da Educação, Camilo Santana, lançou proposta de criação de uma coalizão global pela alfabetização. “Discutimos a proposta de criação de uma coalização global em defesa da alfabetização na idade certa. Uma proposta feita por nós, brasileiros, por considerar a importância de as crianças aprenderem na idade adequada", afirmou Santana, ao relembrar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2023.

Para dialogar sobre a agenda, o chefe do MEC participou de uma série de compromissos bilaterais e multilaterais desde segunda-feira, 20 de outubro. Foram encontros com a ministra da Educação Básica da África do Sul, Siviwe Gwarube; o secretário-adjunto do Ministério da Educação da Índia, Armstrong Pame; e o diretor para Educação e Habilidades da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher. As discussões tiveram como foco a educação nos primeiros anos de vida.

“Discutimos a proposta de criação de uma coalização global em defesa da alfabetização na idade certa. Uma proposta feita por nós, brasileiros." Camilo Santana, ministro da Educação

O ministro também participou de reunião de alto nível do Fórum IBAS, mecanismo de diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul criado em 2003 para promover a cooperação Sul-Sul. O encontro contou ainda com a presença de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da OCDE. Os ministros deliberaram sobre estratégias para acelerar a alfabetização na idade certa, que pontuaram como fundamental para o desenvolvimento humano inclusivo, equitativo e sustentável.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page