top of page

MEC vai destinar R$ 108 milhões para cursinhos populares

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 20 de out.
  • 2 min de leitura

Oministro da Educação, Camilo Santana, acompanhado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, neste sábado, 18 de outubro, termo de compromisso para publicação de novo edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP).


A medida, que deve sair em dezembro, prevê o apoio para até 500 cursinhos populares em todo o país em 2026, com investimento estimado de R$ 108 milhões. A assinatura do termo de compromisso ocorreu durante aulão de preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes de cursinhos populares, em São Bernardo do Campo (SP), com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outras autoridades. 


O ministro Camilo destacou a importância do fortalecimento das iniciativas voltadas à preparação para o Enem e reafirmou o compromisso do MEC em ampliar o acesso dos estudantes a oportunidades de formação. Segundo ele, a ação representa um passo fundamental para consolidar políticas públicas que promovam inclusão e equidade educacional: “Estou muito feliz de estar aqui hoje. Essa rede de cursinhos populares já existia, mas não tinha esse apoio do poder público. Nós precisamos fortalecê-la e transformá-la em uma política de Estado. O novo edital vai chegar a 500 cursinhos da CPOP em todo o Brasil.” 

Essa rede de cursinhos populares já existia, mas não tinha esse apoio do poder público. Nós precisamos fortalecê-la e transformá-la em uma política de Estado.” Camilo Santana, ministro da Educação 

Segundo Lula, a medida mostra que o Governo do Brasil acredita no potencial da juventude e, por isso, tem feito um investimento contínuo no ensino público. “Essa é uma festa extraordinária. Ninguém na idade de vocês deveria desistir, não desanimem. Seguiremos apostando na educação, porque não existe nenhum país no mundo que se desenvolveu sem antes investir na educação”, defendeu. 

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page