Painel Enem 2025 detalha inscrições no exame
- Assessoria de Comunicação
- 5 de nov.
- 2 min de leitura
A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com 4.811.338 inscrições confirmadas, das quais 1.811.524 são de alunos concluintes do ensino médio. O dado consta no Painel Enem 2025, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A plataforma interativa apresenta recortes desde o número de inscrições por município e região até critérios de gênero, cor/raça e faixa etária.
Confira alguns dos dados disponíveis:
Número de inscrições;
Número de inscrições confirmadas;
Concluintes da rede pública (principal público-alvo do exame);
Situação dos participantes em relação ao ensino médio;
Número de isentos da taxa de inscrição e de pagantes;
Número de mulheres ou homens inscritos;
Cor/raça;
Faixa etária.
Filtros – A ferramenta possibilita, ainda, a aplicação e a sobreposição de filtros. Na aba “Geral”, ao clicar sobre cada uma das barras que trazem as inscrições confirmadas dos estados, o usuário verá as demais informações segmentadas por unidade federativa. Desse modo, é possível verificar, por exemplo, qual o percentual de mulheres concluintes do ensino médio inscritas em determinado estado brasileiro.
As informações disponibilizadas no painel Enem 2025 pelo Inep servem como base para a sociedade; organizações da sociedade civil; gestores educacionais; pesquisadores e imprensa, no sentido de promover a transparência a respeito do exame.
Provas – A aplicação das provas do Enem está marcada para os dias 9 e 16 de novembro. Três municípios do Pará terão agenda de aplicação de prova diferenciada. Em Belém, Ananindeua e Marituba, as provas serão aplicadas excepcionalmente, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
A medida visa atender melhor os estudantes dessas localidades, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no estado no período da aplicação do exame em âmbito nacional.









Comentários