top of page

UFF é destaque global em prêmio internacional de sustentabilidade

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 17 de out.
  • 2 min de leitura

A Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi destaque global ao vencer três categorias e constar entre os projetos finalistas em outras quatro categorias no Green Gown Awards 2025. A condecoração é concedida pelo Environmental Association for Universities and Colleges (Eauc) e apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O prêmio é um dos maiores reconhecimentos internacionais à sustentabilidade na educação superior e reconhece iniciativas inovadoras da área. 



Os projetos Reciclotron, desenvolvido pela Agência de Inovação (Agir) do campus Nova Friburgo, e Fortalecimento da Tecnologia Social Bacia Escola nos municípios fluminenses, do Instituto de Educação de Angra dos Reis (Iear), foram vencedores das categorias Student Engagement (Engajamento Estudantil, em tradução livre) e Creating Impact (Criando Impacto, em tradução livre), respectivamente. Ambos os projetos foram premiados por suas contribuições à educação ambiental, ao engajamento comunitário e à promoção do desenvolvimento sustentável. Além deles, o projeto Acervo Material para Direção de Arte, coordenado pela professora Índia Martins, também foi premiado na categoria Next Generation Learning & Skills (Aprendizado e Habilidades da Próxima Geração, em tradução livre). 



Reciclotron – O projeto alia tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade. Criado por estudantes e docentes e apoiado pela Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS) da universidade desde 2018, o projeto nasceu como uma startup dedicada à gestão e valorização de resíduos sólidos, transformando o modo como a comunidade acadêmica e local lida com o descarte consciente e a economia circular. Para o coordenador do Hub de Inovação da Agir, Claudio Fernandes, a iniciativa faz parte de um ecossistema de soluções sustentáveis que tem como objetivo incentivar a reciclagem e o consumo consciente. 



“O projeto teve início em 2016 e, a partir da parceria envolvendo docentes e alunos, a iniciativa cresceu. Em 2020, criamos a primeira Copa Reciclotron, arrecadando cinco toneladas de equipamentos e recuperando computadores e celulares para que crianças de 14 famílias em situação de vulnerabilidade participassem das aulas on-line devido às escolas fechadas durante a pandemia de covid-19. Ao longo desses anos, o projeto serviu como plataforma de experiência extensiva para dezenas de estudantes e firmou parcerias com as secretarias de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Inovação das prefeituras municipais de Nova Friburgo, Niterói e do Rio de Janeiro”, afirma. 



 
 
 

Comentários


bottom of page