Webinário apresenta balanço do Novo PAR e perspectiva para 2026
- Assessoria de Comunicação
- 23 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta segunda-feira, 22 de dezembro, um webinário para apresentar o balanço das ações do Novo Plano de Ações Articuladas (Novo PAR) e as perspectivas para 2026. A transmissão ocorreu no canal do MEC no YouTube e integrou a estratégia de formação continuada dos articuladores da Rede Nacional de Assistência Técnica e Formação do Novo PAR (RenaPAR), iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão educacional em estados e municípios.
O webinário de balanço encerra um ciclo de sete webinários formativos realizadas em 2025. Ao longo do percurso apresentado no webinário, foram destacadas ações estruturantes que contribuíram para a preparação dos articuladores. Entre elas, a formação imersiva realizada em Itajubá (MG), a formação contínua com apoio do Avamec Interativo, sete encontros síncronos e sete lives promovidas pelo MEC, além do estudo dos materiais oficiais para aprofundamento sobre o Novo PAR. O processo também incluiu momentos de compartilhamento de práticas e apoio entre os pares, fortalecendo a atuação em rede.
Esse percurso formativo esteve diretamente articulado às ações de assistência técnica desenvolvidas junto aos municípios para o Novo PAR. Os articuladores da RenaPAR atuaram no planejamento e na execução da assistência técnica, com apoio e coordenação dos coordenadores da rede. Nesse contexto, foram realizadas reuniões virtuais e presenciais entre articuladores, coordenadores e equipes municipais, bem como orientações sobre o uso do sistema do Novo PAR. As ações também estimularam o planejamento participativo e colaborativo nos territórios, com acompanhamento dos planos municipais por meio de ferramentas como o Power BI.
Como parte do processo de monitoramento e organização do trabalho, já foram entregues dois relatórios de atividades, com um terceiro em fase final de elaboração. As atividades da RenaPAR vêm sendo integradas às rotinas de trabalho das redes de ensino, contribuindo para a institucionalização do planejamento e para o fortalecimento da gestão educacional.









Comentários