top of page

Webinário debate indicadores de resultados do Novo PAR

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 25 de nov.
  • 2 min de leitura

O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta segunda-feira, 24 de novembro, um webinário voltado a apresentar o Painel de Resultados do Plano de Ações Articuladas (Novo PAR), ferramenta que apresenta os indicadores que orientam o planejamento das redes de ensino no novo ciclo do PAR. 



O encontro transmitido no canal do YouTube do MEC integra a estratégia de formação voltadas aos articuladores da Rede Nacional de Assistência Técnica e Formação do Novo Plano de Ações Articuladas (RenaPAR), criada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) para apoiar estados e municípios na construção de seus planos executivos plurianuais. O webinário reuniu gestores e equipes técnicas de todo o país. 



“Essa estratégia de formação é muito importante para que, em todos os territórios e municípios, haja pessoas especializadas, que estão passando por formações como essa, para apoiar as redes no planejamento do Novo PAR”, destacou Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB. 



A videoconferência também contou com a participação de Radson Lima, coordenador de Apoio às Redes de Educação Básica do MEC, que reforçou o prazo da etapa de planejamento, vigente até 16 de dezembro, e destacou sua relevância: “Temos monitorado a evolução dos planejamentos tanto dos municípios quanto dos estados. Essas lives e webinários continuarão fortalecendo a formação das redes, para que possamos construir um planejamento efetivo e baseado em evidências”. 



Painel – Durante a apresentação, Samuel Franco, estatístico que compõe o Núcleo de Cooperação Técnica do Painel de Resultados, explicou como o painel foi desenvolvido para dialogar diretamente com os objetivos do Novo PAR, oferecendo subsídios para diagnósticos mais precisos e para a definição de metas estratégicas. 



O painel está organizado em cinco etapas da educação básica: educação infantil; alfabetização (1º e 2º ano); ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano); ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano); e ensino médio (1ª à 3ª série). Os cálculos utilizam dados do Censo Escolar e do Censo Demográfico, considerando todas as matrículas por dependência administrativa, modalidade de ensino e, para alguns indicadores, informações por sexo e raça-cor. 



A partir desses indicadores, o sistema apresenta os chamados faróis de desempenho, que classificam os resultados em quatro níveis: alto, médio, baixo e muito baixo. A plataforma permite que cada rede identifique seus avanços, desafios e pontos de atenção em cada etapa avaliada, contribuindo para que o planejamento seja mais alinhado às necessidades reais. 



Formação – O webinário reforça o compromisso do MEC em ampliar a compreensão das ferramentas do Novo PAR e apoiar gestores na construção de estratégias educacionais consistentes. A formação compõe uma série de encontros previstos ao longo do ciclo de planejamento.  



Realizadas em períodos quinzenais, as transmissões disponibilizam orientações técnicas, atualizações e aprofundamentos sobre temas relacionados ao Novo PAR. A última transmissão apresentou as políticas prioritárias do MEC, reforçando o compromisso do ministério com o fortalecimento das redes de ensino. 


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page