top of page

Capacitação regional valoriza merendeiras e nutricionistas do PNAE

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 20 de ago.
  • 2 min de leitura

erendeiras e nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) participaram, nos dias 14 e 15 de agosto, da etapa Sudeste do “Seminário Regional – Formação e Valorização de quem Alimenta o Brasil”. O evento foi realizado no Auditório da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e reuniu profissionais dos estados da região.


Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Itaipu Binacional, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Fundação Fadema, o seminário integra o Projeto Alimentação Escolar Nota 10, com foco na qualificação e valorização de nutricionistas e merendeiras que atuam no PNAE.



O primeiro dia contou com a aula magna “A escola como espaço estratégico para a segurança alimentar e nutricional”, ministrada pelo professor doutor José Raimundo, além dos painéis “Refeições escolares na promoção da sustentabilidade” e “Educação alimentar e nutricional para o desenvolvimento sustentável”. A mesa temática “Relato de experiências” apresentou histórias inspiradoras de profissionais da região Sudeste.



Ainda na abertura, houve homenagem às nutricionistas, com entrega de flores em celebração ao Dia da Nutricionista, comemorado em agosto. “Essas mulheres e homens dedicam suas vidas a nutrir, cuidar e garantir que nossos estudantes tenham uma alimentação de qualidade. São verdadeiros agentes de transformação”, afirmou o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Sampaio.



O segundo dia foi marcado pelo painel “Segurança dos alimentos”, conduzido pela coordenadora-geral do PNAE, Karine Santos. “As merendeiras são a linha de frente da alimentação escolar. Com dedicação e afeto, transformam ingredientes em refeições que alimentam não apenas o corpo, mas também o aprendizado e o futuro de milhões de crianças”, destacou Karine.



A programação incluiu ainda apresentação musical dos alunos da EMEF Educandário Dom Duarte, orientados pelo instrutor Edmar Luis, e a aula-show da empreendedora social Regina Tchelly, idealizadora da Favela Orgânica, que ensinou técnicas e receitas para aproveitamento integral dos alimentos e combate ao desperdício.

O seminário já passou por Brasília (DF) e Campina Grande (PB) e, após São Paulo, seguirá para Manaus (AM) e Foz do Iguaçu (PR). Clique aqui para mais informações.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page