Prêmio Mulheres na Ciência celebra trabalho de 15 pesquisadoras
- Assessoria de Comunicação
- 7 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (entregou o Prêmio Mulheres na Ciência nesta quarta-feira, 6 de novembro.
A edição deste ano reconheceu os trabalhos de 15 pesquisadoras.
Já em relação à área, há cinco pesquisadoras para ciências exatas, cinco para ciências médicas e cinco para ciências humanas.
A iniciativa tem por objetivo dar visibilidade à produção científica feminina como forma de alavancar a equidade de gênero na ciência.
As vencedoras foram selecionadas a partir do Indicador de Citações Ponderadas por Disciplina, que mede o impacto de um trabalho em relação a outros trabalhos do mesmo tipo; disciplina; e ano de publicação, extraído da ferramenta de avaliação de produção científica e de métricas, SciVal, da editora Elsevier. Os dados foram exportados de acordo com a atualização do dia 25 de setembro de 2024.
Além do indicador, foi analisado o número mínimo de cinco publicações na disciplina indicada de 2019 a 2023.
A solenidade também serviu para a apresentação do relatório Progress Toward Gender Equality in Research & Innovation – 2024, divulgado pela Elsevier. A publicação mostrou o destaque do Brasil em relação à maioria dos países no equilíbrio entre homens e mulheres, como observou o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.
“O Brasil é o terceiro país com maior presença feminina na ciência, atrás apenas de Argentina e Portugal. As mulheres hoje são 49%, um salto significativo em relação a 2002, quando eram 38%”, disse.









Comentários