top of page

Curso do MEC formará gestores municipais de educação infantil

  • Foto do escritor: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 18 de set.
  • 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, 17 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) lançou o curso on-line de Gestão Municipal para uma Educação Infantil de Qualidade com Equidade. A formação está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e apresentará conceitos, questionamentos e práticas que possam apoiar as equipes da gestão municipal de educação na elaboração e na implementação das Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil



“É um curso que foi construído com muito carinho e muito cuidado, que vai oportunizar aos gestores municipais uma organização melhor no processo de implementação das diretrizes”, ressaltou a Diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Rita Esther Ferreira de Luna. 



Para Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, a formação reforça o compromisso da pasta no aperfeiçoamento da educação infantil de qualidade. “Estamos felizes com esse momento, porque ele se integra a um conjunto de esforços que o Ministério da Educação tem feito para aprimorar, aperfeiçoar e tornar cada vez mais robusta a nossa Política Nacional de Educação Infantil”, destacou.  



O percurso formativo é estruturado de forma sequencial, permitindo que os participantes diagnostiquem as condições de atendimento na educação infantil no contexto local, considerando aspectos como gestão, formação profissional, avaliação, infraestrutura e orçamento.  



O curso permitirá a interpretação dos dados oriundos de cada realidade municipal, com base nas diretrizes, fundamentadas nos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. Baseados nessa análise, os participantes construirão um plano de ações alinhado à realidade local, com metas e estratégias definidas para curto, médio e longo prazo, e desenvolverão mecanismos de acompanhamento e avaliação da execução das ações, como forma de apoiar a gestão para a melhoria da qualidade e da equidade na educação infantil, além de contribuir para a redução da evasão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. 



Contexto – As Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil foram aprovadas em outubro de 2024, a fim de garantir a bebês e crianças pequenas o acesso e a permanência com qualidade na etapa inicial da educação básica, com esforços da União, dos Estados, do Distrito Federal e de todos os municípios brasileiros.   

O acesso a creches e pré-escolas de qualidade é um direito constitucional, reafirmado por tratados internacionais, marcos legais brasileiros e decisões do Supremo Tribunal Federal.


Trata-se de um direito das crianças e das famílias, que exige políticas promotoras de equidade capazes de impactar, de forma concreta, o desenvolvimento de toda a sociedade. A educação infantil oferece mais de 9,4 milhões de matrículas, sendo 6,9 milhões na rede pública e 2,5 milhões na rede privada, segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2024. 


ree

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)   

 
 
 

Comentários


bottom of page