Evento discute perspectivas contemporâneas da educação híbrida
- Assessoria de Comunicação
- 16 de out.
- 2 min de leitura
O campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) recebe desta quarta-feira, 15 de outubro, até sexta-feira (17) a 2ª Expo Rieh, evento da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para promover a implementação de estratégias de educação híbrida no ensino médio pelas redes de ensino do país. Representantes da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB) participaram da mesa de abertura do evento, transmitida ao vivo no canal do MEC no YouTube.
O objetivo da mesa foi discutir a garantia do direito à educação para jovens do ensino médio e refletir sobre o papel da educação híbrida nesse contexto. O encontro também abordou suas implicações para o futuro da juventude e ofereceu caminhos para planejar e implementar práticas pedagógicas híbridas nas escolas no contexto da Política Nacional do Ensino Médio.
O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, destacou a importância de políticas coerentes para a formação docente, de modo que os professores possam mediar a relação dos alunos em ambientes físicos e digitais. “Ao modelar um ambiente híbrido de aprendizagem, damos aos alunos o direito à realidade física, o direito à realidade das salas de aula e o direito às múltiplas possibilidades que o digital permite”, afirmou.
Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora-geral de Ensino Médio, pontuou que educação híbrida é diferente de ensino à distância e a modalidade não foi pensada para concorrer com o trabalho dos professores. “O que estamos fazendo aqui é pensar o ensino médio e sua política, junto com a formação dos professores. É algo histórico! O MEC conta muito com essa rede que está mobilizando o ensino médio no país todo para melhorar a formação dos professores”, completou Lucianna Magri, coordenadora-geral de formação de professores.









Comentários