MEC lança curso sobre círculos restaurativos nas escolas
- Assessoria de Comunicação
- 15 de out.
- 2 min de leitura
Para capacitar professores e profissionais das escolas de educação básica de todo o país e ajudá-los a solucionar conflitos do dia a dia e casos de violência de forma amigável, o Ministério da Educação (MEC) lançou o curso Técnicas de Facilitação de Círculos Restaurativos na “Teia da Paz da Escola”: Planos e Ações Estruturantes. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). O objetivo é capacitar educadores e gestores da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.
O curso é autoinstrucional e tem carga horária de 40 horas. O conteúdo da formação é inédito por trazer simulações gravadas de círculos restaurativos realizados especialmente para essa formação, demonstrando passo a passo o papel do facilitador e o funcionamento dos processos circulares em situações reais da escola.
Um círculo restaurativo é um encontro facilitado em que pessoas afetadas por um conflito se reúnem para discutir o ocorrido, ouvir as experiências uns dos outros e encontrar formas de reparar os danos, promovendo a cura, a compreensão e o senso de comunidade. Essa é uma prática da Justiça Restaurativa, que foca nas necessidades das vítimas e nas responsabilidades dos ofensores, utilizando a comunicação não violenta para criar um ambiente seguro de diálogo e transformação.
A iniciativa integra as ações de formação continuada e fazem parte das estratégias do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave). O intuito é fomentar espaços de convivência democrática, participação estudantil e prevenção às violências no ambiente escolar.
Desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SE), a formação complementa e aprofunda os conceitos apresentados no curso Práticas Restaurativas: Construindo Escolas Seguras e Promovendo a Cultura de Paz, também disponível na plataforma Avamec. Ambos se baseiam nos princípios de Howard Zehr e Kay Pranis e na filosofia da Justiça Restaurativa, adaptada ao contexto educacional brasileiro.









Comentários