Prouni beneficiou mais de 21 mil docentes em 20 anos
- Assessoria de Comunicação
- 16 de out.
- 1 min de leitura
No Dia do Professor, o Ministério da Educação (MEC) destaca os resultados de duas décadas do Programa Universidade para Todos (Prouni), uma das principais políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior no país. Nesses 20 anos, mais de 21 mil professores ingressaram no ensino superior pelo programa.
Quase um terço deles ingressaram por cotas — política de reserva de bolsas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, ou para pessoas com deficiência. Os professores beneficiados não possuíam diploma de graduação e, agora, atuam de forma ainda mais qualificada nas salas de aula. Com isso, a política contribui para o fortalecimento da trajetória profissional desses professores e para a melhoria da educação pública brasileira.
O Prouni oferece formação inicial para professores da rede pública de educação básica em efetivo exercício do magistério que queiram concorrer a bolsas ofertadas para cursos de licenciatura. Para eles, o programa oferece condições especiais de participação, como a prioridade na ordem de classificação das seleções e a não exigência de critérios de renda mínima, válidos aos demais candidatos.
Uma das beneficiadas pelo Prouni foi a professora da rede pública de educação do Distrito Federal (DF), Elaine Carvalho de Araújo. "Eu ingressei na faculdade através do Prouni, no curso de pedagogia, em 2012. Foi muito gratificante para mim, pois eu não tinha condições de pagar uma mensalidade de faculdade particular. O Prouni veio para abrir as portas para muitos jovens que, assim como eu, tinham um sonho de fazer um curso superior”, conta.









Comentários