Resultados de aprendizagem em português encerram avaliações
- Assessoria de Comunicação
- 13 de out.
- 1 min de leitura
OMinistério da Educação (MEC) realizou nesta sexta-feira, 10 de outubro, a última das quatro transmissões ao vivo que tiveram como objetivo apresentar os resultados do 3º ciclo das Avaliações Formativas e Contínuas da Aprendizagem para os anos iniciais e finais do ensino fundamental.
O aprendizado de português para os anos finais foi o foco desse quarto encontro, que contou com análise dos dados e orientações práticas para apoiar o planejamento de intervenções pedagógicas e a recomposição das aprendizagens dos estudantes dessa etapa de ensino.
“A partir da análise dessas avaliações realizadas, vamos ter a oportunidade de compartilhar dados e estratégias que podem fortalecer o planejamento de intervenções pedagógicas nas redes de ensino.
E, mais do que apresentar números, nós queremos construir um caminho conjunto para garantir que todos os estudantes da educação básica desenvolvam plenamente suas competências de leitura, escrita, interpretação — habilidades que são fundamentais para o exercício da cidadania”, explicou Daiane de Oliveira Lopes, coordenadora-geral de Estratégia de Educação Básica do MEC.
As avaliações são realizadas em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Plataforma de Avaliação e Acompanhamento das Aprendizagens, e fazem parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Até esta data, os resultados avaliaram a aprendizagem de mais de 3,5 milhões de estudantes e podem ser acessados por secretarias de educação, gestores escolares e professores pela plataforma do CAEd.









Comentários